quarta-feira, 12 de maio de 2010

A impunidade no crimes na Internet

Vários são os tipos de crimes cometidos na Internet: pirataria, distribuição de material com propriedade intelectual violada, aliciamento sexual (inclusive de menores), Cyberbulling, roubo de senha de banco e cartões, falsidade ideológica, dentre outros. Esse é um tipo de crime muito comum hoje em dia, e que está cada dia mais presente na vida das pessoas que usa a Internet, o que tem crescido exponencialmente no mundo inteiro nos últimos anos.

A maioria desses crimes já ocorriam de certa forma no mundo real, e apenas foram "adaptados" para a Web. Falsidade ideológica, roubo de senha, são alguns dos crimes que já eram cometidos antes mesmos da Internet surgir. Porém, a Internet de certa forma auxiliou na proliferação desses crimes. Muito disso deve-se a dificuldade de se culpas e julgar uma pessoa pelos crimes na Internet, o que aumenta a impunidade e ajuda o problema a crescer como uma bola de neve.

Uma das principais causas da impunidade nos crimes na Internet é a dificuldade de identificação e rastramento dos criminosos. Outro problema é ainda a não existência de leis e normas precisas, tanto nacionais como mundias, que "regulamentem" o uso da Internet. Com isso, os crimes aumentam cada dia mais e mais, dificuldato pela enorme quantidade de informação existente na Internet e que cresce cada dia mais e mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário